Curso prossegue até 4 de abril - Foto: Divulgação/Controladoria da Alece
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e com apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), iniciou, no dia 1º de fevereiro, o curso de Planejamento Estratégico no Setor Público. O curso, ministrado de forma remota, tem como público-alvo os integrantes da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP) e é coordenado pela Controladoria da Alece.
A controladora da Assembleia, Sílvia Correia, destaca a importância do treinamento para os gestores que integram a RECIGP. “A metodologia deste curso, além de passar o conhecimento teórico e todos os conceitos e fundamentações, aplica oficinas práticas, o que facilitará a construção do planejamento para o período de 2024 a 2028”, explica.
Sílvia Correia lembra que o planejamento estratégico da RECIGP, feito em 2019, teve sua conclusão em 2023. Por isso, nesse primeiro momento, foi feito uma avaliação dos avanços nos cinco anos da Rede, compondo um retrato da situação atual.
Balanço de atividades
Segundo a controladora, que também é coordenadora da Rede, este é um momento ímpar para a RECIGP. “Contamos hoje com 85 partícipes de mais de 70 municípios. Não podemos funcionar de maneira intuitiva. Por isso, precisamos, necessariamente, ter um direcionamento”, afirma. Para ela, um planejamento estratégico, com objetivos, projetos e metas é prioridade para a Rede, que assim poderá continuar a fortalecer e integrar o sistema de controle interno, em especial nos municípios.
Sílvia pontua que o curso irá proporcionar as condições para que os gestores dos municípios melhorem o desempenho dos órgãos e que isso mostra a valorização dada pelo Poder Legislativo às questões da governança, do controle e da transparência. “Mais de 90 gestores se inscreveram, o que já torna a turma um sucesso. Isso mostra a valorização dada pela Alece à questão da governança, do controle e da transparência nos orgãos municipais", acentua.
Saiba mais
As aulas ocorrem nas terças e quintas-feras pela manhã e serão finalizadas no dia 4 de abril. O conteúdo é ministrado por Ricardo Ribeiro Santos, analista de Gestão Pública da Seplag.
Confira o conteúdo programático do curso: importância do planejamento para as Instituições; o planejamento estratégico no setor público; a importância da análise dos ambientes internos e externos para o planejamento; exercício prático elaboração de matiz SWOT; a importância em avaliar os resultados passados para planejar o futuro; exercício prático - análise dos resultados da instituição; elementos de um planejamento estratégico; identidade institucional - missão, visão e valores; exercício prático - definição de missão, visão e valores; objetivos estratégicos; exercício prático - definição de objetivos estratégicos; projetos estratégicos; exercício prático - definição de projetos estratégicos; priorização de projetos; exercício prático - priorização e definição de responsáveis para projetos.