A- A A+ |

Encontro híbrido reuniu representantes estaduais e municipais do Ceará

A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP) promoveu, na segunda-feira, sua 30ª Reunião Ordinária, realizada de forma híbrida e reunindo representantes municipais e estaduais em um encontro voltado ao fortalecimento da integridade, da transparência e do aprimoramento dos mecanismos de controle interno no Ceará.

A abertura foi conduzida pela secretária da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM-Fortaleza) e coordenadora da RECIGP, Silvia Correia. Também participaram da mesa de abertura o secretário-executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Marconi Lemos; o representante da Controladoria-Geral do Município de Horizonte, Jeifferson Menezes; e a controladora-geral do Município de Eusébio, Roberta Castro.

Em sua fala inicial, Silvia Correia destacou conquistas importantes alcançadas ao longo do ano pela Rede:
“Hoje encerramos mais um ciclo anual de conquistas da nossa Rede Estadual de Controle Interno. Destaco a premiação dos 156 municípios cearenses com o Selo de Qualidade em Transparência da ATRICON, dos quais 73 fazem parte da Rede. Parabéns a todos!”

A programação contou com três apresentações que abordaram temas estratégicos para o fortalecimento do controle interno no Estado.

O representante da CGU-CE, Edilberto Barreto, chefe do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção, apresentou o Programa Time Brasil, destacando sua contribuição para o aprimoramento da gestão pública e para o fortalecimento das ações de prevenção e combate à corrupção.

Em sua fala, Edilberto ressaltou a relevância da Rede:
“A Rede de Controle Interno da Gestão Pública do Ceará, em grande medida capitaneada pela Controladora-Chefe da CGM Fortaleza, Silvia Correia, tem sido uma indutora de conhecimentos. Percebo que os temas debatidos na Rede vêm contribuindo para desenvolver e aperfeiçoar os órgãos de controle municipais no nosso Estado.”

A terceira apresentação foi conduzida pela controladora-geral do Município de Eusébio, Roberta Castro, que apresentou boas práticas implementadas no município, evidenciando avanços que podem servir de referência para outras administrações.

Roberta destacou a importância do encontro para a troca de experiências entre gestores:
“Eusébio se sentiu muito lisonjeado de receber a Rede. Essa integração entre os controladores traz novos insights e novas perspectivas. Muitas vezes enfrentamos dificuldades semelhantes, e é muito bom contar com o apoio de técnicos que já passaram pela mesma situação. A Rede nos proporciona essa troca de experiência e conhecimento, ajudando para que boas práticas deem certo dentro do nosso município. Isso também enriquece o banco de dados da própria Rede, pois ao compartilharmos informações, outros municípios podem usufruir do que já vem funcionando, aprimorar e aplicar em seus contextos.”

 

A Diretora de Promoção e Avaliação de Integridade Privada da CGU, Cristine Ganzenmüller, também reforçou o papel estratégico da RECIGP no cenário estadual e nacional:

“O objetivo da Rede é propiciar a articulação e a cooperação técnica entre os diversos entes federativos, criando um espaço colaborativo de compartilhamento das melhores práticas e de capacitação técnica na temática da Lei Anticorrupção, inclusive sob a perspectiva de fomentar a integridade privada e a ética nos negócios.”

A 30ª Reunião Ordinária reforçou o compromisso da RECIGP com o intercâmbio de experiências, a qualificação técnica contínua e a consolidação do sistema de controle interno no Ceará. A realização híbrida ampliou a participação dos entes municipais e fortaleceu o alinhamento regional em torno das pautas de integridade, governança e transparência.

Fonte:

CGM-Fortaleza

Rede coordena participação de instituições cearenses em encontro que reúne controladorias de todo o país

A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública do Ceará (RECIGP), coordenada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM), participou da 6ª Reunião da Rede Nacional de Promoção da Integridade Privada, realizada no Centro de Eventos do Ceará. O encontro, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE), reuniu representantes de controladorias estaduais e municipais de todo o país.

A participação cearense foi representada pela CGM, pela CGE/CE e pelos controladores municipais de Tauá, Cilândia de Araújo, de Guaiúba, Diógenes Gadelha, da Câmara Municipal Mauriti, Aleniçon Pereira e da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Carolina Corrêa.

A delegação integrou o encontro que debateu estratégias para fortalecer a aplicação da Lei Anticorrupção e a promoção da integridade no setor privado.

A secretária-chefe da CGM e coordenadora da Rede, Silvia Correia, destacou a relevância da participação das instituições cearenses no evento. "A participação de Fortaleza e das demais instituições da RECIGP neste encontro nacional evidencia nosso compromisso com a integridade. Por meio da Rede, temos promovido políticas públicas que promovam a ética e a transparência", afirmou.

A reunião incluiu apresentações institucionais da CGU e da CGE/CE, além do compartilhamento de boas práticas pelas controladorias integrantes da Rede. Entre os temas técnicos abordados, destacaram-se o Guia da Quantificação da Vantagem Auferida na Lei Anticorrupção e a Metodologia Prática de Avaliação de Programas de Integridade em Licitações.

A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP) realizou sua 29ª reunião ordinária nesta sexta-feira (06/09), com foco no fortalecimento da administração pública no Ceará. O encontro, realizado em formato híbrido no Salão do Bosque da Prefeitura de Fortaleza, reuniu cerca de 50 gestores municipais e estaduais para discutir temas como sustentabilidade, integridade e planejamento estratégico.

A programação incluiu a apresentação de Zuleica Goulart, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, que abordou práticas para municípios mais justos e ambientalmente responsáveis. Em seguida, Ítalo Brígido, auditor da Controladoria Geral do Estado do Ceará, detalhou o Programa de Integridade do Estado, reforçando a importância do controle interno. Também foi discutido o planejamento estratégico que orientará as ações da RECIGP até 2028.

Silvia Correia, secretária da Controladoria e Ouvidoria Geral de Fortaleza e coordenadora da RECIGP, destacou a troca de experiências entre os participantes. "Esses encontros permitem compartilhar boas práticas e fortalecer políticas de controle nos âmbitos estadual e municipal", afirmou. A coordenação da rede é composta ainda por Aloísio Carvalho, secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, e Fabrício Serra, controlador-geral de Horizonte.

Sobre a RECIGP
A RECIGP é um fórum permanente que articula órgãos de controle interno do Ceará, com o objetivo de aprimorar a gestão pública. A rede conta com a participação de instituições como a Assembleia Legislativa (ALECE), o Tribunal de Justiça (TJ/CE), o Tribunal de Contas (TCE/CE), o Ministério Público (MP/CE), a Defensoria Pública (DPGE/CE), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE) e a Controladoria Regional da União (CGU-CE), esta última como membro honorífico.

Proposta colaborativa busca fortalecer contas de gestão em municípios cearenses 

A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP), coordenada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza, apresentou nesta segunda-feira (10/11) ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) uma proposta de padronização do Relatório de Controle Interno sobre as Contas de Gestão (RCIG). O modelo, elaborado colaborativamente por integrantes da RECIGP, incluindo controladores de Sobral, Aracati e Alto Santo, além de representante da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

A proposta do novo padrão de RCIG busca estruturar os relatórios de controle interno de forma estratégica e objetiva. A iniciativa, coordenada pela Rede Estadual de Controle Interno, promove colaboração entre os diferentes entes públicos e facilita a troca de melhores práticas, contribuindo para elevar o nível de maturidade do controle interno em todo o estado.

A secretária-chefe da CGM Fortaleza, Silvia Correia, destacou a importância da padronização do relatório. “Um Relatório de Controle Interno sobre as Contas de Gestão padronizado possibilita que a análise seja apresentada ao Tribunal de Contas de forma transparente, concisa e comparável. O modelo facilita a avaliação das contas de gestão e reduz questionamentos decorrentes de ausência de informações”, afirmou a secretária-chefe.

Cezar Pinheiro, Controlador de Sobral, destacou que “o propósito é fortalecer os principais pilares de monitoramento das políticas públicas e elaborar um documento factível, que possa ser aplicado por controladorias de qualquer porte grandes ou pequenas. A intenção é produzir um relatório simples, mas ao mesmo time eficaz, capaz de oferecer segurança aos órgãos de controle na apreciação dos resultados alcançados pela gestão pública.”

Durante o encontro, os participantes alinharam entendimentos sobre os pontos de atenção da Instrução Normativa TCE-CE nº 001/2025, que estabelece diretrizes para o envio das prestações de contas de gestão a partir de 2026.

A Instrução Normativa nº 001/2025/TCE-CE, que entra em vigor em 1º de janeiro, estabelece diretrizes para o envio das prestações de contas de gestão ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará. A norma define os prazos, responsáveis e documentação obrigatória para órgãos e entidades da administração pública municipal, incluindo autarquias, fundações, empresas estatais, regimes de previdência e consórcios públicos.

Em decisão unânime durante a 25ª Reunião Ordinária da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública do Ceará (RECIGP), realizada virtualmente em 3 de julho, Fortaleza foi eleita coordenadora executiva para o biênio 2025/2026. A escolha consolida a capital como referência em boas práticas de gestão e controle interno no estado.

A nova coordenação é formada por Sílvia Correia, secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral de Fortaleza (CGM), como coordenadora executiva; Aloísio Carvalho, controlador-geral do Estado do Ceará, como primeiro secretário; e Fabrício Serra, controlador-geral de Horizonte, como segundo secretário. O grupo assume com o objetivo de fortalecer os mecanismos de controle e difundir boas práticas entre os órgãos públicos cearenses.

Entre as prioridades do mandato destacam-se a revisão do Planejamento Estratégico 2024-2028, o fortalecimento da cooperação institucional e a promoção de boas práticas entre os gestores públicos. A RECIGP consolida-se como ferramenta essencial para padronizar processos e melhorar continuamente a administração pública em todo o Ceará.

Este novo período reforça o compromisso do estado com os princípios de governança, ética na gestão e eficiência na aplicação de recursos públicos, marcando mais uma etapa na construção de uma administração transparente e eficaz.