Curso proporcionou condições para que gestores dos municípios melhorem o desempenho dos órgãos - Foto: Divulgação/Controladoria da Alece
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), e com apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), concluiu, nesta terça-feira (09/04), o curso de Planejamento Estratégico no Setor Público. Voltada para os integrantes da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP), a capacitação foi coordenada pela Controladoria do Poder Legislativo.
Conforme destaca a controladora da Alece, Sílvia Helena Correia, o curso proporcionou condições para que os gestores dos municípios melhorem o desempenho dos órgãos. “Foi um momento rico. Além de conhecer conceitos relativos ao planejamento estratégico, metodologias e modelos para nos ajudar na construção do planejamento da rede para os próximos cinco anos, foi uma oportunidade para as Prefeituras e Câmaras Municipais implantarem a prática do planejamento estratégico”, acentua.
Para Sílvia Helena Correia, umas das maiores fragilidades da administração pública é a deficiência do planejamento. Sendo assim, o curso serviu de instrumento de sensibilização da importância do planejamento estratégico. “Quando não planejamos, executamos sem parâmetro, objetivo previamente definido, e isso é um dos fatores que leva a pulverização dos recursos”, alerta.
Saiba mais
O curso de Planejamento Estratégico no Setor Público foi iniciado em fevereiro. No total, foram 16 encontros remotos, com carga horária de 64 horas/aula e participação de 40 membros da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Telefone: 85.3257.3032