Sílvia Correia, controladora da Alece, durante apresentação feita no fórum - Foto: Divulgação/Controladoria da Alece
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio de sua Controladoria, participou, nesta sexta-feira (24/05), do 58º Fórum Permanente de Controle Interno. O evento, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), foi realizado no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag) e teve como tema “Valorização e Padronização da Auditoria Interna”.
Além da controladora da Alece e coordenadora da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP), Sílvia Correia, compuseram a mesa diretora dos trabalhos o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), conselheiro Rholden Queiroz, o secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará, Aloísio Carvalho e o secretário executivo da pasta, Marconi Lemos.
O evento, realizado de forma presencial, teve como público-alvo os auditores internos governamentais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Defensoria Pública e demais interessados no tema.
Painéis
O Fórum contou com três painéis. O primeiro, com participação da controladora da Assembleia Legislativa e coordenadora da RECIGP, Sílvia Correia, tratou do tema “A Atuação em Rede como Instrumento de Integração e Fortalecimento da Auditoria Interna”. Na ocasião , houve uma apresentação sobre a Rede, com um breve histórico desde a sua criação em 2018, adesão dos municípios, implantação e funcionamento, articulações de parcerias e avanços relevantes.
Conforme destacou Sílvia Correia, o evento foi uma oportunidade para falar sobre a Rede e a importância de atuar no colegiado para que a auditoria interna seja minimamente padronizada. “Durante o fórum, apresentamos a nossa Rede, nossos avanços ao longo dos seis anos de existência e apresentamos também a importância da parceria e da integração com o Tribunal de Contas do Estado, já que as atividades de controle interno e externo se complementam", asseverou.
Fórum reuniu gestores, servidores e representantes das Controladorias dos três poderes - Foto: Divulgação/Controladoria da Alece
De acordo com a controladora da Alece, a participação no evento foi um momento muito rico, que reuniu todos os órgãos do Poder Executivo estadual, o Ministério Público e a Defensoria Pública, bem como servidores e gestores que atuam diretamente no controle interno da gestão pública.
“Por meio da Rede, conseguimos compartilhar conhecimentos, práticas e experiências. Estiveram conosco, por meio da Rede, a Controladoria do TCE, a Controladoria do município de Aracati e a controladoria da Câmara Municipal de Maracanaú", apontou.
A RECIPG em números
Atualmente a RECIGP é composta por 91 partícipes, sendo seis dos poderes e órgãos estaduais, um órgão do Poder Judiciário Federal (Secretaria de Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará - TRE/CE) e 84 Sistemas de Controle Interno Municipais, sendo 68 do Poder Executivo e 16 do Poder Legislativo.
A missão do órgão é promover a integração e a consolidação do Sistema de Controle Interno dos poderes, órgãos e entes do Ceará, a partir do aprimoramento dos mecanismos de controle, em benefício da melhoria contínua das políticas públicas.
O segundo painel do 58º Fórum Permanente de Controle Interno debateu as “Estratégias para o fortalecimento da Auditoria Interna no Poder Executivo Estadual”. No terceiro foi discutido o “IA-CM como Ferramenta de Gestão da Auditoria Interna”, com participação de Édipo Henrique Pessoa, da Controladoria da Alece.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/