A- A A+ |

Encontro foi realizado de forma virtual - Foto: Divulgação/Controladoria da Alece

A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP) realizou, nesta terça-feira (31/10), sua 19ª reunião extraordinária. O encontro, realizado de forma online, foi comandado pela Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Foram 41 partícipes presentes de forma online e mais seis da equipe de apoio.

Na pauta do encontro foram discutidos temas como a capacitação para atualização do Planejamento Estratégico 2024/2028, a atualização do diagnóstico do Sistema de Controle Interno dos Municípios do Estado do Ceará e elaboração do diagnóstico do Sistema de Controle Interno dos Poderes Legislativos Municipais do Estado do Ceará, bem como a atualização do Regimento Interno.

A controladora da Alece, Sílvia Correia, explica que além de dar as boas vindas àqueles que ingressaram recentemente, foram apresentados todos os avanços conquistados pela Rede durante seus cinco anos de existência.

“Tivemos uma participação efetiva da Rede no segundo ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública, coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)”, aponta a controladora. Segundo Sílvia, nos próximos dias será divulgado o resultado da avaliação feita pela Atricon e muitos dos municípios cearenses deverão ter excelentes resultados em relação à transparência.

Em relação à Alece, Sílvia destacou a construção do regimento interno e do planejamento estratégico, com a participação efetiva da Rede nas novas instruções baixadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE).

Saiba mais

A RECIGP foi criada em dezembro de 2017 por um protocolo de intenções celebrado entre todos os chefes de poderes e dos órgãos autônomos. O objetivo principal da Rede é criar condições para o fortalecimento e integração do Sistema de Controle Interno, por meio do intercâmbio de conhecimentos, modelos e boas práticas.

A Rede completou em junho deste ano cinco anos e atualmente é coordenada pela Controladoria da Alece. A RECIGP começou com seis participantes (poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, TCE-CE e Defensoria Pública) e conta hoje com 68 componentes.

Sílvia Correia reitera que a Rede se expandiu além dos orgãos previstos no protocolo, e hoje conta com 59 municípios com assento, tendo representantes das 14 macrorregiões do Estado. “É importante frisar que dentre estes municípios há muitos que possuem representação na Rede tanto do seu Poder Executivo como do Legislativo”, avalia.

Outro ponto importante destacado pela controladora foi a apresentação de um cronograma de atualização do planejamento estratégico da Alece, que será feito com apoio da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) nos meses de fevereiro e março de 2024.

Na reunião também foram debatidas as regras de utilização do grupo de WhatsApp da Rede, assim como a criação e divulgação de uma conta de Instagram (@recigp) para a RECIGP. Os integrantes deram ainda sugestões para a formatação da pauta da 22ª reunião ordinária da RECIGP, que acontecerá no dia 12 de dezembro.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/