A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública realizou, nesta terça-feira (01/12) a 10ª Reunião Ordinária da entidade, através de plataforma Zoom. Durante o evento, foram realizadas exposições, tendo como palestrantes Vilson Pedro Nery, especialista em Direito Público e em Auditoria Governamental, mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e secretário adjunto da Ouvidoria e Transparência de Mato Grosso; e Teresa Ciríaco Ribeiro, coordenadora de Controle e Auditoria Interna do Ministério Público do Ceará.
Também atuaram como palestrantes na exposição Diana Santos Pontes, auditoria chefe da Auditoria Interna do Tribunal de Justiça do Ceará; e Marcos Henrique Carvalho, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará.
Marcelo de Sousa Monteiro, coordenador da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, juntamente com Marcos Carvalho, apresentou o painel "Transparência dos Recursos Aplicados no Combate ao Coronavírus”. Diana Pontes desenvolveu a apresentação "Gestão de Riscos no âmbito da Auditoria Interna do TJCE”; Teresa Ciríaco apresentou "Projeto Consumo Consciente"; e Vilson Nery apresentou "Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Transparência e Informações Pessoais”.
Compartilhamento de experiências
Conforme a coordenadora da Rede e controladora da Assembleia Legislativa do Ceará, Sílvia Correia, a entidade, que congrega órgãos de controladoria estaduais e municipais, se reúne a cada trimestre. "Como esta foi a última reunião do ano, optamos por realizar um encontro diferente, sem deliberações, mas com a participação dos parceiros, compartilhando suas experiências e seus resultados", explana.
"A Rede tem como missão promover a integração dos sistemas de controle interno, para ter o seu fortalecimento", destaca Sílvia Correia. A controladora explica que o colegiado é coordenado pela Assembleia Legislativa em parceria com as controladorias gerais do Ceará e de Fortaleza. "Todos os poderes constituídos têm assento na Rede, como Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, a seção do Ceará da Controladoria Geral da União e 13 controladores municipais", aponta.
Sílvia Correia afirma que a reunião encerrou o ano de atividades da Rede e tem a expectativa que em 2021 haverá continuidade das ações desenvolvidas pela entidade. "Tudo isso ancorado no planejamento estratégico 2019-23 da Rede. Nosso desafio futuro é entregar um diagnóstico que foi feito junto a todos os municípios do Ceará e um modelo de controle interno municipal, contribuindo com os novos gestores que irão assumir as prefeituras a partir do próximo ano, para o fortalecimento do controle interno municipal", pontua.